Passos Mágicos desafia estatísticas nacionais

Na Passos Mágicos desde o começo da pandemia batalhamos incansavelmente para que nossos alunos não fossem afetados, saiba mais

A Fundação Getúlio Vargas, por meio do seu Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona, realizou extensa pesquisa para mapear o impacto da pandemia de COVID-19 na educação no Brasil. A pesquisa identificou que o ensino de matemática foi o mais afetado e que os alunos mais prejudicados foram os do ensino fundamental 2. Os estudos indicaram ainda que o impacto foi maior para alunos do sexo masculino, que se declararam pardos ou negros e cuja mãe possui baixa escolaridade.
A pandemia e, por consequência, a necessidade do ensino remoto, ampliou o já enorme abismo existente entre a educação privada e a pública no Brasil. A Passos Mágicos atua para que todos tenham acesso à educação de qualidade e, com a paralisação das aulas, a função social da Associação aumentou ainda mais.
Trabalhamos desde o início da pandemia para evitar que os alunos fossem prejudicados. Com relação à ausência de infraestrutura para acompanhar as aulas remotas (internet e dispositivos eletrônicos), a Associação realizou campanhas arrecadando mais de 350 dispositivos eletrônicos e doando créditos mensais de acesso à internet. O ensino da matemática é um dos pilares da metodologia de ensino da Passos Mágicos, já que é essencial para o desenvolvimento da lógica, e sempre foi um ponto de grande defasagem no ensino público.
Por isso, após o início da pandemia, para ampliar ainda mais o desenvolvimento dos alunos em exatas e impedir que a possível queda de desempenho afetasse nossos estudantes, foram criados programas como Coração Matemático, Joelito e Matemática Mais, que alcançam alunos de todas as idades com aulas e exercícios de matemática e de raciocínio lógico.

Os resultados obtidos durante o ano de 2020 foram espetaculares. Graças aos programas implementados, apoio de infraestrutura e metodologia de ensino remoto adaptada para cada nível, conseguimos impedir que os alunos Passos Mágicos tivessem o déficit de aprendizado que foi identificado pela pesquisa.

Assim, enquanto o país poderá perder até 4 anos de aprendizagem na educação básica, nossos alunos continuam evoluindo exponencialmente, indo além das expectativas e rompendo barreiras.