ACELERAÇÃO DO CONHECIMENTO

Educação de qualidade

Aulas

A Associação Passos Mágicos oferece aulas de alfabetização, língua portuguesa e matemática para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, que sejam baixa renda e moradores do município de Embu-Guaçu. Os alunos são divididos por nível de conhecimento, determinado por meio de uma prova de sondagem que é realizada ao ingressarem na Passos Mágicos, e são inseridos em turmas que variam da alfabetização até o nível 8, sendo:

alunos efetivos em 2023

fase alfabetização

Destinadas a alunos que estejam em fase de alfabetização ou que apresentem dificuldade na leitura e na escrita

%

dos alunos

fases 1 e 2

Focadas em conteúdo do ensino fundamental 1, sendo explorados com mais detalhes de um nível para o outro

%

dos alunos

fases 3 e 4

Focadas em conteúdo do ensino fundamental 2, sendo explorado com mais detalhes de um nível para o outro

%

dos alunos

fases 5 e 6

Focadas em conteúdos para jovens e adolescentes do ensino médio para um maior nível de conhecimento

%

dos alunos

fases 7 e 8

Destinadas aos jovens alunos terceiranistas e vestibulandos com foco na aceleração do conhecimento

%

dos alunos

Com as aulas, além da bagagem cultural oferecida, a partir de atividades estruturadas para que haja melhor aproveitamento do conteúdo, o acompanhamento torna possível que os alunos se capacitem para superar suas dificuldades acadêmicas e aprimorar suas habilidades.

Em cada uma das disciplinas são apresentadas atividades que instiguem as crianças e os adolescentes a acessarem sua criatividade e que despertem o interesse pela busca do saber. Dentre elas, atividades complementares pedagógicas, envolvendo desde o exercício da leitura e da escrita, até o desenvolvimento de projetos artísticos que possibilitem um contato mais dinâmico com as matérias.

Além do conteúdo acadêmico, também instigamos as nossas crianças a buscarem o desenvolvimento ético, tendo suas práticas voltadas não somente para si, mas para o próximo, ação que promove maior aproveitamento e um ambiente próspero.

Programas educacionais

Programa Vem Ser

O Programa Vem Ser é um projeto criado a partir da parceria entre a Associação Passos Mágicos e a Rede Decisão, que cedeu algumas de suas plataformas de ensino para que fossem utilizadas com nossos alunos do ensino médio e vestibulandos. As plataformas são utilizadas tanto pelos alunos bolsistas quanto pelos que frequentam apenas as aulas oferecidas pela Associação.

Vem Ser vestibular

Voltado aos alunos terceiranistas e vestibulandos, com uma rotina diária de estudos voltada no preparo para o Enem e vestibulares.

Vem Ser vestibulinho

Voltado aos alunos de nono ano que buscam cursar o ensino médio em uma escola de ensino técnico.

Programa PAIDEIA

No ano de 2019, por meio de uma parceria entre a Associação Passos Mágicos e o Programa PAIDEIA, coordenado pela Prof. Dr. Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, os adolescentes de Embu-Guaçu, tiveram a oportunidade de concorrer ao curso de um ano, dentro da escola politécnica da USP. Foram meses de treino intensivo de raciocínio lógico e matemática, fornecidos por professor de matemática da ONG. No fim do processo, foi realizada uma prova para ranquear os candidatos e a partir disso, quarenta fossem selecionados.
O projeto conta com uma grade de três trilhas, iniciada pela Sustentabilidade e Inovação Empresarial, depois a Computação, e por fim, Programação. Os alunos contavam com uma rotina de nove horas de aula semanais, divididas em três matérias.
Durante todo o curso, o transporte de ida e volta até a USP era custeado pela Passos Mágicos, além de um lanche na ida e o jantar na volta. Os alunos eram monitorados por professor Passos Mágicos e uma voluntária, que os acompanhavam durante todo o trajeto.

alunos formados em 2019

alunos cursando em 2020

Assistência psicológica

Psicologia

A Associação Passos Mágicos entende que para maior desempenho do aluno, além do conhecimento acadêmico, é preciso que seja trabalhado o emocional, para compreender e trabalhar os problemas que dificultem em seu aprendizado. O trabalho é desenvolvido por meio de diferentes dinâmicas, em que nossas psicólogas trabalham tanto o comportamento individual quanto o coletivo dos jovens.

Além dos alunos, os responsáveis também podem receber a assistência da Passos Mágicos, seja para contribuir com a evolução do aluno, ou trabalhando suas próprias dificuldades.

Além dos acompanhamentos, visando um maior desenvolvimento do aluno, alguns projetos foram criados:

Sacode a poeira

objetivado em trabalhar a organização e gestão do tempo, para melhor aproveitamento dos estudos, são realizados encontros virtuais para palestras e estabelecimento de metas que levem ao objetivo de obter maior produtividade ao ter o tempo bem distribuído.

Eu no comando

Eu no comando – programa de orientação vocacional, centrado nos alunos vestibulando que estão indecisos com as escolhas de seus cursos. São realizados encontros virtuais com estudantes e profissionais para debater sobre diferentes áreas de graduação

Psicopedagogia

O trabalho realizado pela psicopedagogia da Associação Passos Mágicos, visa identificar e compreender problemas que possam causar um déficit  ou bloqueio de aprendizagem nos alunos. 

Ao notar uma possível dificuldade existente nas crianças, o professor a encaminha para que seja realizada uma triagem com o aluno e a família, na tentativa de encontrar os problemas que a afetam.

Feito isso, são realizados atendimentos semanais, por meio de dinâmicas que captem a atenção da criança, como jogos e testes, para que assim seja possível trabalhar as dificuldades.

Atendimentos psicológicos para alunos e pais

Atendimentos psico-pedagógicos

Ampliação da visão de mundo

Atividades culturais

Na Associação Passos Mágicos, acreditamos que promover a integração dos alunos com os mais variados elementos culturais favorece no aprendizado e na formação de cada indivíduo. 

Por isso, além das aulas, são realizadas atividades semanais para museus, parques, eventos e diversos outros lugares que ativem a curiosidade dos jovens.

Devido ao grande número de alunos, a seleção dos grupos para as atividades leva em consideração: a participação, o compromisso com as tarefas e o comportamento de cada um.

O principal objetivo das atividades é expandir a visão de mundo dos alunos, ao proporcionar a vivência e troca de experiências por meio do contato com o novo.

Idiomas

Além das aulas de alfabetização, língua portuguesa e matemática, os alunos que fazem parte das turmas três em diante, têm a oportunidade de participar de aulas de inglês.

A separação das turmas é baseada em uma prova, realizada no início do ano, e independente de sua idade, o aluno é nivelado exclusivamente pelo seu conhecimento de inglês.

Os alunos participantes, têm a chance de ser indicados a alguns de nossos programas, como o de Intercâmbio. 

O principal objetivo das aulas é proporcionar o contato dos alunos com diferentes culturas e mostrá-los que existe um mundo gigantesco para se explorar.