A evolução da transparência e gestão Passos Mágicos

 

Como foi o trajeto de melhorias no setor administrativo desde 2022 até os dias atuais.

Na jornada da Passos Mágicos, o setor administrativo é uma força que atua nos bastidores e impulsiona todas as transformações desde a fundação da Associação. Para entidades comprometidas com um futuro próspero e expansão de sua atuação, é crucial preparar-se para mudanças em todos os níveis, desde o planejamento estratégico até a manutenção da essência durante esse processo de evolução.

A maior revolução na gestão e administração da Passos Mágicos, iniciada em janeiro de 2022, tem gerado frutos significativos que reverberam em todas as áreas da Associação, fortalecendo ainda mais o papel de transformação de vidas e possibilitando melhorias vivenciadas no dia a dia dos alunos, como oportunidades de estudo e crescimento todos os dias: a nova unidade do centro, novas parcerias com instituições e a possibilidade de estudar em São Paulo. Mesmo com o grande crescimento, ainda é possível evoluir ainda mais.

Caminhada para o Crescimento

A trajetória de mudanças iniciou-se há dois anos, em janeiro. O principal objetivo era planejar processos e criar uma estrutura mais ágil para impulsionar o desenvolvimento da Associação. A Passos Mágicos, que já havia dado passos significativos em direção à estruturação desejada, encontrou vantagens nesse processo. Rita Ramos, a atual Gerente Financeira, destaca: “Foi surpreendente a transformação realizada. A Passos [Mágicos] já tinha muito conteúdo; só precisávamos encaixar esse material nas ‘caixinhas certas’.” A preocupação prévia e a visão de expansão da Passos Mágicos garantiram que parte do material necessário para essa estruturação já existisse, aguardando apenas a oportunidade de brilhar.

Ao longo de 2022, a Passos Mágicos alcançou notáveis avanços em sua gestão contábil. Em agosto desse ano, a organização promoveu ajustes estratégicos na área, contando com o suporte de uma contabilidade especializada. Nesse importante marco, a eleição e posse do conselho fiscal foram realizadas. Concluindo esse ciclo de aprimoramentos, em fevereiro de 2023 foi implementado o sistema Omie para integrar as áreas financeira e contábil. Na prática, essa elevação de solidez proporcionou maior segurança, mitigando possíveis erros decorrentes da expansão que a Associação estava e ainda está experimentando.

Ao fortalecer suas bases administrativas, a Passos Mágicos não apenas aprimorou seu relacionamento com os beneficiários de suas ações, mas também reforçou o compromisso com sua essência. A busca por uma gestão mais eficiente e uma contabilidade aprimorada não comprometeram os valores fundamentais da associação; pelo contrário, fortaleceram ainda mais esses princípios. A integração de uma administração mais eficaz com melhorias na contabilidade permitiu a entrega completa e transparente de todos os dados e informações relacionados às atividades da Passos Mágicos, uma preocupação que sempre esteve presente nas prioridades dos fundadores e colaboradores: que os recursos fossem integralmente direcionados à educação dos alunos da Instituição.

Essa transparência se destaca ainda mais quando consideramos que, segundo uma fiscalização feita pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em 2020 com aproximadamente 200 entidades, mais da metade das instituições do Terceiro Setor não disponibiliza informações básicas como endereços, telefones e horários de atendimento ao público. Na contramão dessa estatística, a Passos Mágicos segue disponibilizando informações com clareza e acessibilidade, contribuindo para a transparência de dados e de contabilidade. A associação mantém uma linguagem simples, objetiva e de fácil compreensão, promovendo a transparência e o acesso às informações essenciais para os beneficiários de suas ações.

Clique aqui e confira nossos relatórios e balanços de transparência.

Outro passo importante aconteceu quando a Associação alcançou, em 5 de abril de 2023, o reconhecimento como Utilidade Pública Municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal 3.167. Esse título representa um testemunho oficial da relevância das atividades desempenhadas pela organização em prol da comunidade de Embu-Guaçu. A partir desse reconhecimento, a Passos Mágicos recebe uma validação formal de sua missão e contribuições, fortalecendo sua posição como agente de transformação social.

A constante busca por um trabalho de maior transparência levou a Passos Mágicos a uma revisão estatutária em junho de 2023, pautada em valores como transparência e adaptação às mudanças legais. Comprometida com a Lei 13.019 MROSC, a organização reafirma a legalidade e a transparência em suas operações. A adequação à Política Pública Setorial alinha metas aos interesses coletivos. A mudança da sede para Embu-Guaçu simboliza a conexão com a comunidade e a revisão estatutária também abre espaço para novas frentes de captação de recursos. E cada ajuste no estatuto foi um passo firme em direção ao futuro, assegurando um caminho de impacto positivo contínuo.

Os frutos colhidos e a visão para o futuro

 

Em suma, as melhorias implementadas na Passos Mágicos pavimentaram o caminho para os recentes reconhecimentos conquistados em 2023, como a renovação de registro pelo CRCE, aprovações do CMAS, CMDCA e DRADS, e o título de utilidade pública estadual concedido pelo governo de São Paulo em dezembro de 2023 (lei estadual 17.859/2023). Tais conquistas reforçam a dedicação em promover uma transformação positiva na vida de crianças e jovens. Essas validações, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, legitimam as ações da Passos Mágicos e validam a importância do trabalho realizado.

Sintonizada com os desafios atuais, a Passos Mágicos trilha novos rumos com uma visão para o futuro: adotando práticas avançadas e antecipando-se às demandas da LGPD. Esse comprometimento, aliado ao fortalecimento contínuo da equipe, garante a qualidade e eficiência nas atividades desenvolvidas, assegurando um impacto positivo e duradouro na comunidade de Embu-Guaçu. À medida que celebra suas conquistas, a Passos Mágicos também mira o futuro, almejando contribuir cada vez mais para a construção de um cenário social mais justo e inclusivo. Ainda temos uma jornada complexa e longa pela frente, mas todas essas vitórias evidenciam que a Passos Mágicos pode e irá ainda mais longe.

Confira mais de nossas novidades no LinkedIn: