Carta aberta – Fases de aprendizado 2022

Prezados pais, alunos, educadores e comunidade Passos Mágicos,

Estamos iniciando o ano letivo 2022 com energia renovada e a vontade de colaborar cada vez mais para a construção de um futuro de sucesso.

Antes de começar um novo ciclo repleto de novidades, queremos deixar claro nossos objetivos e nossa forma de atuação.

É importante ressaltar que os nossos princípios vão além de apresentar os conceitos de Português, Matemática e Inglês ou de reforçar aos alunos os conteúdos dessas e de outras disciplinas. Ambicionamos contribuir decisivamente para o desenvolvimento de cidadãos plenos de direito.

O jeito Passos Mágicos de atuar pretende, na verdade, contribuir para o empoderamento, o autoconhecimento e o desenvolvimento pleno de cada aluno, oferecendo a ele muito mais do que conhecer o currículo de uma escola tradicional.

Nos orgulhamos de atuar passos à frente do modelo tradicional de educação formal. Para isso, organizamos nossas diretrizes a partir do nível de desenvolvimento pedagógico que cada aluno apresenta assim que ingressa na Passos.

Elaboramos dez fases de aprendizagem capazes de absorver todos os alunos Passos Mágicos, desde os mais novos, ainda na etapa de alfabetização, até os que alcançam a universidade. Cada fase tem suas especificidades, e é a partir dessa segmentação que definimos os objetivos principais e seus desdobramentos que esperamos serem levados adiante por todos os nossos educadores.

Tudo na Passos é trabalhado para despertar a dedicação do aluno. O time de educadores, psicopedagogos, psicólogos e gestores trabalha unido por esse objetivo, atuando na transversalidade das áreas de conhecimento e dos temas propostos.

Buscamos resgatar esse valor na sociedade e reverter o atual paradigma de progressão escolar sem que se tenha a garantia da absorção do conhecimento como condição fundamental. Nesse sentido, acreditamos que as provas sejam importantes mecanismos de aferição e parte relevante do processo. Mais do que isso, consideramos uma honra passar de fase, o que só acontece quando o aluno se mostra preparado para dar o próximo passo.

Desde muito jovens, empoderamos nosso aluno por meio de pequenas estratégias diárias, com o objetivo de transformar sua mentalidade. Essa mudança tão necessária é construída, por exemplo, atribuindo ao estudante a função de “líder da semana”. Assim, acredita-se, ele poderá exercitar sua autoestima, autoconhecimento e empoderamento de uma forma positiva junto aos colegas.

Buscamos ainda estimular a perseverança na mentalidade dos alunos da Passos. Neste sentido, a atuação dos professores é fundamental para fazer com que esse valor seja compreendido e absorvido pelo aluno. São os educadores da Passos que devem cativar o aluno para fazê-los compreender que tudo aquilo que ele puder conquistar por mérito próprio deve ser cultivado e valorizado. Acreditamos que somente assim é possível mantê-lo forte não só ao longo do percurso escolar, mas também depois de formado, tornando-se capaz de dominar a própria existência e construindo um futuro melhor e autônomo.

Por isso a Passos decidiu incorporar a Psicologia na grade curricular. Desde a primeira fase de aprendizagem, as crianças a partir de 7 anos de idade recebem aulas com especialistas em Psicopedagogia e Psicologia.

A seguir, gostaríamos de detalhar cada uma das fases de aprendizagem definidas pelo time da Passos e seus objetivos:

Alfabetização

Objetivo principal:

Proporcionar ferramentas ao aluno para que possa desenvolver com autonomia a sua própria história.

Metas subsequentes:

• Introduzir os alunos à família Passos (primeiro contato)
• Contextualizar os princípios da ONG através da prática do professor (referência para os alunos)
• Mostrar que a educação é divertida, mas também um compromisso
• 
Incentivar a leitura
• 
Desmistificar a Matemática
• 
Desenvolver a escrita, com consciência da ortografia e domínio da letra cursiva
• 
Ensinar o aluno a ter uma leitura de mundo
• 
Iniciar a argumentação e o posicionamento do aluno sobre algo
• Desenvolver a criatividade
• Trabalhar as dificuldades/defasagem dos alunos e/ou aprimorar suas habilidades

Fases 1 e 2

Objetivo principal:

Desenvolver autoconfiança para promover a autonomia dos alunos, em busca da superação de suas dificuldades e aprimorar as suas habilidades

Metas subsequentes:

• Promover desafios para desenvolvermos o potencial de cada aluno.
• Aguçar o raciocínio lógico
• Incentivar a leitura para aprofundamento do vocabulário
• Estimular a busca pelo saber (desbravadores do conhecimento); ter curiosidade e ir pesquisar
• Impulsionar a prática dos alunos em relação aos princípios da ONG
• Desenvolver a autonomia; autoconfiança; autoestima; trabalho em equipe; comprometimento; organização pessoal; postura de estudos; senso de responsabilidade
• Aprimorar a interpretação textual
• Trabalhar a motricidade envolvendo percepção, memória, projeção, afetividade, emoção e raciocínio
• Intervir sobre as dificuldades/defasagem dos alunos e/ou aprimorar suas habilidades
• Aproximar o aluno da linguagem matemática

Fases 3, 4 e 5

Objetivo principal:

Desenvolver as habilidades interpessoais para promover o autoconhecimento, buscando soluções para resoluções de conflitos e praticando ações diárias que promovam disciplina, rotina e proatividade.

Metas subsequentes:

• Dar acesso à Língua Inglesa e aproximá-lo de outras culturas e oportunidades; criar um empoderamento no aluno, para efetivar sua inclusão social e para que ele seja disruptivo
Ativar o protagonismo juvenil
• Incentivar a busca pelo saber; compartilhar o que sabe com os colegas; encorajar os amigos a fazerem o mesmo
• Estimular a resolução de situações problemas
• Fomentar a argumentação oral/questionamento/posicionamento/criticidade
• Aprofundar a produção textual
• Ampliar o leque de leituras
• Criar desafios constantemente fora da zona de conforto
• Promover a reflexão dos alunos perante suas fragilidades, para minimizá-las
• Reforçar a ideia de que os frutos colhidos dependem da dedicação de cada um
• Destacar as habilidades desenvolvidas, oferecendo oportunidades diferentes para que todos possam participar de modo significativo
• Envolver naturalmente o aluno com a Matemática a fim de criar uma relação inspiradora e afetuosa com a sua linguagem específica

Nível 6 e 7

Objetivo principal:

Estimular a assertividade nas escolhas do aluno para a realização pessoal, através do processo de autoconhecimento e da autonomia intelectual e acadêmica

Metas subsequentes:

• Compreender os conceitos para desenvolver estratégias matemáticas aplicando-as no ambiente pessoal, acadêmico e profissional
• Trabalhar inteligência emocional, motivação, perseverança e foco através de ações diárias que promovam disciplina, constância e orientação profissional.
• Desenvolver a Língua Inglesa para auxiliar nas futuras oportunidades de estudos, trabalho e pessoal; estimular as habilidades de leitura, escrita e escuta na língua estrangeira
• Gerar estratégias de leitura sólidas para os gêneros textuais da esfera escolar a fim de conquistar autonomia de pesquisa e estudo
• Iniciar ações de voluntariado e empatia reforçando o ciclo de retribuição, no qual o aluno pode oferecer ajuda aos amigos em conteúdos que tenha facilidade
• Despertar o trabalho em equipe
• Minimizar as fragilidades para melhorar os resultados em provas
• Conscientizar o aluno da importância da dedicação aos estudos no ciclo educacional regular
• Estimular métodos de planejamento/foco/metas/grau de importância/escolhas
• Incentivar a adoção de leituras obrigatórias
• Praticar exercícios através de simulados
• Dialogar abertamente para se posicionar
• Promover a conversa com a psicóloga, se necessário

Fases 8

Objetivo principal:

Tornar o aluno um agente transformador da sua própria história e da comunidade,
um cidadão ativo
e crítico
e um profissional comprometido e consciente do seu papel
na sociedade

Metas subsequentes:

• Fomentar o trabalho voluntário
Tornar o aluno um replicador da filosofia da Passos Mágicos
• Empoderar o aluno e auxiliá-lo nas escolhas profissionais
• Priorizar as soft kills exigidas no mercado de trabalho para possibilitar ao aluno condições de equidade para conquistar um cargo profissional e se destacar em sua função

Nossa missão é transformar a vida de jovens e crianças através da educação, oferecendo ferramentas para levá-los a melhores oportunidades de vida.

Acreditamos que a elevação da autoestima do nosso estudante acontece quando ele se torna agente transformador da sua própria vida e da sociedade, vencendo seus próprios desafios, por menores que sejam, e passando a perceber o quanto é um indivíduo capaz.

Michelle Ivanoff

Fundadora e Coordenadora Pedagógica
Associação Passos Mágicos