Certificações de excelência reconhecem gestão e transparência da Passos 

Após um ano de evoluções, Passos Mágicos conquista Selo Doar e Selo VOA

Em 2021, a Passos Mágicos evoluiu muito em termos de gestão e transparência. Prova disso é que recebeu dois reconhecimentos de peso no ano passado: o selo Doar A+, do Instituto Doar, e o selo de Gestão e Confiança VOA, do Programa de Excelência da Ambev.

O Selo Doar A+ é uma certificação independente fornecida pelo Instituto Doar, que destaca o profissionalismo e a transparência nas organizações da sociedade civil no país. Já o PEX VOA é concedido a quem conclui o programa VOA, no qual a Ambev compartilha com organizações sociais seus princípios de gestão e as qualifica para uma administração mais profissional.

O presidente da Passos Mágicos, Dimitri Ivanoff, reconhece que participar dos processos foi uma revolução para a Passos Mágicos.

Em 2021, vivenciamos muitos aprendizados, tivemos comprometimento e determinação, e coramos isso tudo com as duas conquistas. Sou grato por perceber que a gente pode evoluir e nos capacitar para sonhar ainda mais alto.”

— Dimitri Ivanoff,
fundador e presidente da Passos Mágicos

O maior ganho a partir dos selos é elevar o nível da Passos sob os olhos de investidores. Camila Pepe, sócia do Stocche Forbes Advogados, ressalta dois pontos sensíveis aos olhos do mercado: a implementação do Código de Conduta e de uma Política de Doações e Patrocínios a partir das certificações.

“Esses dois instrumentos serão a base para o programa de integridade da associação e mostram que a Passos está mais madura em comparação a outras entidades. As doações são uma área crítica, e as certificações colocam o compliance da Passos em outro patamar”, avalia.

Dos 52 pontos possíveis de se alcançar na soma dos critérios avaliados pela Doar, a Passos cravou 50 e, por isso, recebeu o selo A+, que a coloca em posição de destaque pela excelência de gestão entre as organizações independentes sem fins lucrativos e não governamentais.

Os 8 eixos temáticos do Selo Doar

Criado em 2012, o Selo Doar é um importante atestado independente da adequação de uma entidade aos Padrões de Gestão, Transparência e Doação (PGTD). A certificação foi elaborada a partir de conceitos e critérios adotados por diferentes organizações nacionais e internacionais e se divide em oito grandes eixos de análise: Causa e Estratégia; Governança; Contabilidade e Finanças; Gestão; Recursos Humanos; Estratégia de Financiamento; Comunicação; Prestação de Contas e Transparência.

Quando o processo de avaliação foi concluído, a Passos alcançou nota máxima em seis desses eixos: Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégias de Financiamento, Comunicação e Transparência. Nos dois outros eixos (Causa e Estratégia e Governança), a pontuação da Passos ficou apenas um degrau abaixo do nível máximo.

Aprendendo com uma gigante

A possibilidade de submeter a Passos Mágicos ao crivo do selo Doar foi uma consequência natural de outra conquista de 2021: o selo VOA. “Ter participado do VOA e depois buscar o selo Doar foi uma ação responsável”, assegura Dimitri.

Este selo nada mais é do que uma espécie de “diploma” que uma ONG obtém após ter sido aprovada no programa de qualificação VOA, da Ambev. O VOA busca aprimorar a gestão das entidades com as mesmas técnicas que a gigante do setor de bebidas experimentou em sua história. O objetivo é ajudar a aumentar o impacto e a escala de atuação das ONGs em prol da igualdade de oportunidades.

Para Dimitri a certificação VOA representou uma grande mudança de mindset. “Não bastava participar. Era preciso que toda a equipe percebesse a importância do processo. E a gente pôde construir isso ao longo de alguns anos”. Segundo ele, a conquista do selo não termina em si mesma. “Não basta hoje ao Terceiro Setor fazer o bem. Tem também de ser exemplo de gestão, governança e de transformação”, afirma.

Na aprovação final do VOA, a Passos acumulou 86 pontos dos 100 possíveis entre os pilares do selo – Gestão, Gente e Governança.

Entre as ações tomadas a partir do processo, estiveram a revisão do Estatuto da associação, com a adoção das principais regras de governança exigidas pelo mercado e a adequação aos requisitos dos principais certificadores do terceiro setor, e a criação das estruturas do Conselho Fiscal e de auditoria externa.

A jornada em busca do selo começou em 2020. “Tínhamos bastante expectativa de sermos aprovados no programa da Ambev. Era importante estamos suficientemente maduros, nossa mentora no VOA, Lara Tostes, foi instrumental para isso.”, aponta a diretora executiva da Passos Mágicos, Giovana Baptista.

O VOA atua para orientar ONGs a incrementarem desde a gestão de pessoas até o marketing e os planos de captação de recursos. O programa inclui aulas e mentoria, além de impor metas elevadas de avaliação.

Ações de crescimento

Segundo Giovana, a Passos soube aproveitar bem os processos de ambas as certificações para balizar suas próprias ações de crescimento e dar chance de desenvolvimento pessoal e profissional a toda a equipe. “As perguntas que nos eram feitas serviram de guia para percebermos o que era preciso fazer para melhorarmos”, afirma.

Michelle Ivanoff, fundadora da Passos, destaca a importância do time de estagiários da Passos no processo.

Hoje, temos alunos da Passos atuando por detrás das cortinas da organização em diversas áreas administrativas. A oportunidade de crescimento para a equipe foi enorme, eles tiveram acesso a profissionais e programas de ponta. A conquista dos selos tem um gosto ainda mais especial por ter tido a participação direta de pessoas que conhecem profundamente a proposta de transformação da Passos.

— Michelle Ivanoff,
cofundadora e diretora acadêmica da Passos Mágicos

Como estagiária de marketing, Yasmin Sayuri de Almeida foi crucial para planejamento dos meios de comunicação no escopo do VOA. “Foi meu primeiro emprego e um grande desafio. Nunca fui uma pessoa que planejou muito, minha maior base era a tentativa e erro. Entretanto, a partir do planejamento geral de um ano inteiro, fui capaz de rever ações e técnicas, e agora, com 19 anos, sei que posso fazer muito mais pela Passos Mágicos”, diz

A oportunidade de participar e acompanhar a alteração estatuária foi de muito aprendizado e satisfação para Maria Lenice Rodrigues Pereira, estagiária jurídica. Ela esteve envolvida na alteração do Estatuto Social, implementação do Programa de Integridade, elaboração do Regimento Interno de Composição dos Conselhos Administrativo e Fiscal e de políticas regulamentadoras. “Foi uma experiência única poder trabalhar com profissionais de excelência, compreender e analisar minuciosamente todas as regras que regiam a Passos Mágicos desde 2016 e ver o alinhamento de novas regras”, declara.

A participação em um processo dessa complexidade trouxe maturidade a Francisco Yuri da Silva Rabelo, estagiário administrativo. “Hoje eu entendo como se constitui uma empresa. Como já passei do marketing à governança, fico confortável em viver novas experiências”, comenta.

Em 2021, o foco foi colocar em prática o aprendido. O resultado foi a aprovação. Agora, em 2022, é hora de viver essa nova forma de gestão no dia a dia e atrair investidores para crescer cada vez mais.